Prefeitura dá ponta pé na criação do Distrito Guararapes no centro do Recife

Prefeitura do Recife realiza consulta popular para projeto de revitalização da Guararapes.

Prefeitura dá ponta pé  na criação do Distrito Guararapes no centro do Recife
Foto: Edson Holanda/PCR

A Prefeitura do Recife dá mais um importante passo para incentivar a moradia e trazer de volta a vitalidade no centro da cidade. O Programa Morar no Centro ganha reforços e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, por meio do Recife Parcerias, trabalha na formulação de uma Parceria Público-Privada (PPP) voltada para revitalização urbana ao longo e em áreas próximas às Avenidas Guararapes e Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio. Com prazo de vigência contratual de 30 anos, quando celebrado, essa área da cidade terá investimentos superiores a R$ 300 milhões

Parte da construção da proposta da PPP inclui consulta pública que segue até o dia 04/11. Para contribuir com sugestões a Prefeitura do Recife disponibiliza todo o material de consulta no site site https://parcerias.recife.pe.gov.br/projetos/distrito-guararapes/. Nesse espaço fica registrado todo o processo de participação conferindo ao trabalho a transparência na condução da PPP de revitalização do centro. Parte do processo de escuta realizado pela Prefeitura do Recife incluiu uma audiência pública realizada no dia 29/10, que contou com a participação de cerca de 70 pessoas. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes da proposta e de esclarecer dúvidas sobre o passo a passo de construção da nova PPP. 

Concluído o processo de escuta e a formatação técnica do projeto, a Prefeitura do Recife submeterá a proposta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). A partir da devolutiva do TCE, o Executivo Municipal já faz o lançamento de licitação para compra de 14 edificações daquela área, sendo 12 delas destinadas à moradia, significando 873 novas unidades habitacionais. Com a renda das edificações, a prefeitura investirá na requalificação de mais de 140 mil metros quadrados de área pública, conferindo à cidade qualidade urbana e a circulação de pessoas com mais segurança. Com o avançar do processo de estruturação da PPP, será possível, mais adiante, a realização de atividades de gestão, manutenção, restauração, modernização, conservação e execução de obras ao longo e em áreas próximas à Guararapes e à Dantas Barreto, na Ilha de Antônio Vaz, onde o bairro de Santo Antônio está inserido.

Com o projeto, a Prefeitura do Recife objetiva gerar condições urbanísticas voltadas para empreendimentos de habitação de interesse social, retomando uma das principais características da localidade que nasceu entre as décadas de 1930 e 1940. À época, os conceitos de modernidade traziam consigo elementos urbanísticos que são traços de uma identidade única dessa localidade do Recife, como os prédios de uso misto (comércio e residência), com grande ativação no térreo, trazendo circulação de pessoas, calçadas mais largas e grandes avenidas, que há anos concentram um importante cinturão de corredores de transporte público interligando bairros do Recife e da Região Metropolitana.

A partir da PPP será possível viabilizar a revitalização urbana da Guararapes e seu entorno, gerando condições para a requalificação de uma das mais pujantes e importantes áreas do centro da cidade. O território da concessão compreende à oeste as Pontes da Boa Vista (Ponte de Ferro), Duarte Coelho e Princesa Isabel, à leste com as Pontes 12 de Setembro (Ponte Giratória), Maurício de Nassau e Buarque de Macedo. Ao norte, a área vai da Praça da República, onde se inicia a Avenida Dantas Barreto seguindo todo o seu traçado até a conexão com o novo sistema viário do Cais José Estelita, ao sul da cidade. 

Além de toda a parte de requalificação urbana e paisagística, que terá impacto no entorno de todo esse perímetro, a iniciativa também promoverá a valorização do patrimônio cultural trazendo dinamização econômica e inclusão social ao território, conferindo mais segurança e qualidade de vida a partir de uma governança inovadora para quem vive, trabalha ou para quem, como os recifenses costumam dizer, vai à cidade. 

RECIFE PARCERIAS -  Instituído em 2021, o programa Recife Parcerias tem o objetivo de viabilizar investimentos em equipamentos públicos de forma ágil, melhorar a prestação de serviços públicos para a população e, paralelamente, desonerar os cofres municipais para que sejam alocados em investimentos públicos na cidade.

Atualmente, o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (PMPPP) abrange uma carteira com oito projetos nos setores de infraestrutura urbana, infraestrutura social e sustentabilidade, com o potencial de viabilizar aproximadamente R$ 18 bilhões em benefícios para o município, via os instrumentos de concessão e parceria público-privada.

Com informações do site da PCR